Pular para o conteúdo principal

Vamos nos conhecer melhor?

Bom dia, boa tarde, boa noite a todos os visitantes!


Meu nome é Luísa e sou tutora a distância pelo CEDERJ, o que significa que eu trabalho muito, e trabalho muito online. A tutoria à distância me deu oportunidade de conhecer e utilizar melhor os recursos que temos no mundo virtual em prol da aprendizagem. Utilizar as ferramentas outrora para diversão, relaxamento e também isolamento para um novo objetivo, o de partilhar conhecimento e conhecer melhor meus estudantes, foi interessante, prazeroso, e principalmente eficaz. Qualquer meio de contato e aproximação com os estudantes foi válido, e através das minhas postagens, vou contar a vocês o que deu certo e o que tivemos que aprimorar no uso dessas ferramentas dentro e fora da plataforma. Vamos lá?

Vou apresentar a vocês o primeiro instrumento que usei além dos recursos da plataforma, mas que foi super divertido e proveitoso: O Formulário Google. 
Esse formulário é montado online, sem custo algum para sua utilização e permite que você faça uma pesquisa de opinião, crie testes, convites... Enfim, é uma ferramenta bem flexível!!
Eu e minha equipe bolamos um formulário de boas-vindas à disciplina onde, além dos estudantes fornecerem seus dados pessoais e quais eram suas perspectivas à disciplina, eles passariam por um momento de diagnóstico, onde nos contariam quais eram suas maiores dificuldade no conteúdo que exploraríamos durante o semestre (nossa disciplina abordou matérias que eles foram previamente apresentados).
Outro ponto interessante em nossa estratégia foi explorar os meios de comunicação que poderíamos interagir com nosso público. Perguntamos a eles quais eram os melhores horários para entrar em contato, e se utilizavam alguma rede social por onde poderíamos nos falar. 
Ganhamos tempo com essa pequisa, porque reunimos informações significativas sobre nossos estudante de uma vez só, ao invés de irmos de um em um, e mesmo assim, bem interativa.
Os dados recebidos pelo Formulário Google podem ser estratificados pelo Excel e dão uma boa perspectiva sobre os hábitos e perfil dos estudantes: eles são nativos virtuais? Apresentam dificuldades de acesso não só na plataforma mas na internet como um todo? A dúvidas sobre o conteúdo são compartilhadas entre colegas de polo, individuais ou extremamente coincidentes? Até onde esse estudante me deixa aproximar: facebook, whastapp, telefone, e-mail?
A aplicação desse formulário no início do semestre foi a nossa escolha, mas ele pode ser explorado em qualquer etapa do aprendizado, não só num diagnóstico, mas também numa etapa de revisão ou reflexão.

#Curtiu a ideia?

Deixei abaixo então um link do próprio Google explicando como montar seu formulário, e unzinho que eu montei para você responder e ver como ele funciona na prática. 
Abraços e até mais! 😘

Vamos nos conhecer melhor? https://goo.gl/forms/lVmXjSvZ2QKTnbYh1





Não me deixem de contar se já conheciam o Formulários Google e se utilizariam essa ferramenta! 😃




Comentários