Pular para o conteúdo principal

Tutora à distância, mas ao alcance das mãos


Bom dia, boa tarde, boa noite a todos os visitantes!


Meu nome é Luísa e sou tutora a distância pelo CEDERJ, o que significa que eu trabalho muito, e trabalho muito online. A tutoria à distância me deu oportunidade de conhecer e utilizar melhor os recursos que temos no mundo virtual em prol da aprendizagem. Utilizar as ferramentas outrora para diversão, relaxamento e também isolamento para um novo objetivo, o de partilhar conhecimento e conhecer melhor meus estudantes, foi interessante, prazeroso, e principalmente eficaz. Qualquer meio de contato e aproximação com os estudantes foi válido, e através das minhas postagens, vou contar a vocês o que deu certo e o que tivemos que aprimorar no uso dessas ferramentas dentro e fora da plataforma. Vamos lá?

Whatsapp como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

2017/2 é meu primeiro contato com o ensino à distância, tanto como estudante quanto educadora, e antes de começar os trabalhos de fato, eu me pegava imaginando como esse contato entre estudantes e tutores poderia ser mediado. 

Além da plataforma, para um contato mais urgente ou imediato, nossa equipe resolveu investir no contato através de mídias sociais. Por que não, não é mesmo? A maioria dos estudantes têm smartphones e redes sociais instaladas neles. O acesso a plataformas como whatsapp  ou facebook é maior que o acesso ao próprio email.

Alguns exemplos de contato via whatsapp entre tutores e estudantes. As informações sobre os estudantes foram retiradas para proteger os mesmos.

Unimos então a acessibilidade dessas mídias sociais ao nosso ambiente de aprendizagem, e os resultados foram além do esperado. Os próprios estudantes gostaram do caminho, e utilizaram do whastapp para tirar dúvidas além da Sala de Tutoria. Também, solicitavam reenvio de material por pelo próprio aplicativo, pela sua praticidade e velocidade. 

Alguns exemplos de contato via whatsapp entre tutores e estudantes. As informações sobre os estudantes foram retiradas para proteger os mesmos.
Sugerimos que os estudantes se reunissem em grupos para estudo da disciplina, mas os deixamos livres para o fazerem ou não. Kochhan e colaboradores (2015), no entanto, mediaram esse esse objetivo e exploraram ainda mais as possibilidades do Whastapp como ferramenta de aprendizagem. O link do artigo sobre o assunto se encontra abaixo do texto, caso você queira dar uma lida e discutir sobre esse recurso.😜

#Curtiu a ideia?

O uso dessas mídias sociais ainda é muito divida entre professores e tutores, mas devemos sempre dar uma chance a novas tecnologias, e principalmente, avaliar se esse recurso alcançaria seu objetivo de fato. No meu caso, a ferramenta funcionou muito bem! Estou sempre à disposição dos estudantes, e eles, prontos para me ouvir (digo, ler!)




E com você? O whatsapp seria uma boa ferramenta? Conte pra mim nos comentários! 😃


Comentários